Navigation Menu+

A iniciativa

O que é o EngenhariaData

 

EngenhariaData é um projeto desenvolvido pelo Observatório da Inovação (OIC), Núcleo de Apoio à Pesquisa da Universidade de São Paulo sediado no Instituto de Estudos Avançados. Trata-se de um Sistema de Indicadores de Engenharia no Brasil que disponibiliza num único portal web as principais séries históricas sobre formação de engenheiros, mercado de trabalho e produção científica da Engenharia no Brasil. A reunião desses indicadores visa a facilitar a consulta por pesquisadores, gestores de políticas públicas, empresas, instituições de ciência, tecnologia e inovação, jornalistas e demais interessados no tema, possibilitando a elaboração de análises sobre a evolução da Engenharia no país e comparações internacionais.

A oferta de engenheiros de qualidade e a existência de demanda por esses profissionais são pilares fundamentais de uma trajetória de desenvolvimento econômico baseada na inovação, tal como o Brasil procura trilhar. O engenheiro é o profissional cuja função por excelência é a tradução de novas idéias e tendências do mercado em novos produtos e processos, constituindo-se, portanto, em ator privilegiado e fundamental de um ecossistema inovador. Vem daí o interesse especial na quantidade e qualidade dos engenheiros disponíveis em um país e a importância de produzir dados e análises capazes de informar gestores públicos das áreas de inovação, educação, ciência e tecnologia, gestores privados de empresas e em especial a própria comunidade de engenheiros sobre a história recente, a situação atual e os possíveis caminhos a se seguir em termos de formação e inserção desses profissionais no mercado de trabalho brasileiro.

Partindo dessa concepção, o EngenhariaData foi projetado para ser um instrumento de diagnóstico, inteligência estratégica e prospecção de ações e políticas voltadas ao apoio ao aumento da inovação e competitividade, iluminando onde está e como se encontra a engenharia no Brasil e também possibilitando análises de sua evolução temporal, regional e setorial. Ao reunir bases de dados nacionais e internacionais de diferentes instituições, permite estudos sobre questões essenciais para o debate sobre o desenvolvimento do país, tais como: “faltam engenheiros no Brasil?”, “quantos engenheiros estamos formando”?, “qual é a taxa de evasão e titulação dos cursos de engenharia?”, “qual a relação entre emprego de engenheiros e desempenho inovador”?

Missão, valores e objetivos

 

missão do EngenhariaData é ser um centro de inteligência, diagnóstico e avaliação da Engenharia brasileira que disponibiliza dados, relatórios e estudos sobre Engenharia em seus diversos aspectos.

Informações sobre a formação dos profissionais da área – da graduação até a pós-graduação -, sobre a configuração do mercado de trabalho para engenheiros e sobre a produção científica na área servem ao diagnóstico do estado da Engenharia no Brasil, tanto no que se refere à sua evolução, desde o ano 2000, como pela comparação da posição do país em relação ao contexto internacional.

objetivo do EngenhariaData é reunir um amplo e consistente sistema de indicadores que permitirá examinar a qualidade, o escopo e a vitalidade das engenharias no Brasil, viabilizando análises regionais, setoriais e comparações com outros países.

Os relatórios de análise produzidos e publicados periodicamente serão subsídio a todos os interessados em contribuir com a discussão e elaboração de respostas aos desafios colocados para a Engenharia brasileira.

Os valores do EngenhariaData são imparcialidade política, rigor metodológico, ética, inovação e transparência.