Navigation Menu+

Relatórios

Os relatórios “EngenhariaData: tendências e perspectivas da Engenharia no Brasil” são documentos produzidos de forma sistemática e periódica, a partir do sistema de indicadores, cujo objetivo é apresentar dados e realizar análises que permitam avaliar o escopo, a qualidade e a vitalidade da Engenharia brasileira.

 

EngenhariaData – Edição 5, 2016

A quinta edição do relatório tem por foco analisar os efeitos da desaceleração da economia brasileira sobre o mercado de trabalho da engenharia.

Relatório EngenhariaData 2016

 

EngenhariaData – Edição 4, 2015

A quarta edição do relatório, com uma nova diagramação, tem por foco buscar maiores detalhes sobre o curso de graduação em Engenharia, comparando-o com outros cursos tradicionais, como os cursos de Direito e Medicina, bem como estratificando as análises por tipo de estabelecimento de ensino (público ou privado).

Relatório EngenhariaData 2015

EngenhariaData – EDIÇÃO 3, 2014

Entrando em sua terceira versão, o relatório versa sobre a formação de engenheiros, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e sobre o mercado de trabalho dos profissionais das engenharias. Aqui, é apresentada a evolução do indicadores e análises sobre Formação, Mercado de Trabalho e Produção Científica na Engenharia.

Relatório EngenhariaData 2014

EngenhariaData – EDIÇÃO 2, 2013

Nesta segunda edição, são apresentados indicadores e análises iniciais sobre Formação, Mercado de Trabalho e Produção Científica da Engenharia.
Relatório EngenhariaData 2013

EngenhariaData – EDIÇÃO 1, 2012

Nesta primeira edição, são apresentados indicadores e análises iniciais sobre Formação, Mercado de Trabalho e Produção Científica da Engenharia. Também são apresentados a história do Observatório da Inovação e Competitividade, assim como o Portal EngenhariaData.

Relatório EngenhariaData 2012

 

Engenharia no Amazonas – Avaliação do estado atual e perspectivas  – 2012

Este relatório foi elaborado a partir do EngenhariaData (2000-2010) com o objetivo de explorar em nível regional a estrutura conceitual que foi concebida para analisar a situação da Engenharia nacional. Foram analisados dados sobre a formação do engenheiro, sua situação no mercado de trabalho e a produção científica da Engenharia no Amazonas e na Região Norte do Brasil.

Engenharia no Amazonas 2012